Pregação sobre Imoralidade Sexual: 5 Maneiras de Evitar
Um tema de extrema importância para a vida cristã: como evitar a imoralidade sexual. Num mundo onde a promiscuidade e a impureza são promovidas, é essencial que nós, como filhos de Deus, nos mantenhamos firmes nos caminhos da santidade e da pureza.
Como evitar a imoralidade sexual? Ter a capacidade de discernir entre o que é certo e o que é errado: Lembre-se da vontade de Deus para você.
José entendeu que a imoralidade sexual era um pecado contra Deus – Gênesis 39:9.
1 Tessalonicenses 4:3 , “porque esta é a vontade de Deus, sim, a vossa santificação, que vos abstenhais de fornicação.”
Lembre-se da vontade de Deus para o seu corpo: Em Cristo podemos fazer todas as coisas que Deus deseja de “NÓS” – Fil. 4: 13; Efésios 6: 10-13.
[ 1: Controlar o corpo em santidade e honra - 1 Tessalonicenses 4:4-8]
A Palavra de Deus nos instrui a controlar nossos corpos em santidade e honra. Como Paulo escreve aos tessalonicenses em 1 Tessalonicenses 4:4-8, cada um de nós deve saber como controlar seu próprio corpo em santidade e honra, não se entregando à imoralidade sexual como fazem os incrédulos. Pois Deus nos chamou para sermos santos, não impuros. Portanto, quem rejeita estas instruções não está rejeitando o homem, mas sim a Deus.
[ 2: Glorificar a Deus em nosso corpo - 1 Coríntios 6:19-20]
Nosso corpo é o templo do Espírito Santo, e devemos glorificar a Deus em nosso corpo. Como Paulo nos lembra em 1 Coríntios 6:19-20, não somos nossos próprios donos; fomos comprados por um preço. Portanto, devemos honrar a Deus com nosso corpo. Não devemos nos entregar à imoralidade sexual, pois isso profana o templo do Espírito Santo que habita em nós.
[ 3: Apresentar nosso corpo como sacrifício vivo a Deus - Romanos 12:1-2]
Somos chamados a apresentar nosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Como Paulo exorta em Romanos 12:1-2, devemos oferecer nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Não devemos nos conformar com os padrões deste mundo, mas ser transformados pela renovação de nossa mente, para que possamos discernir a vontade de Deus, boa, agradável e perfeita.
[ 4: Mortificar as obras pecaminosas do corpo pelo Espírito Santo - Romanos 8:12-13; Colossenses 3:5-7]
Pelo poder do Espírito Santo, devemos mortificar as obras pecaminosas do corpo. Como Paulo ensina em Romanos 8:12-13, devemos mortificar as obras do corpo pelo Espírito Santo, pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E em Colossenses 3:5-7, somos exortados a mortificar as obras pecaminosas do corpo, como a imoralidade sexual, a impureza, as paixões desordenadas, a concupiscência e a avareza, que é idolatria.
[5: Utilizar a oração e a Palavra de Deus - Efésios 3:16]
Não podemos esquecer a importância da oração e da Palavra de Deus em nossa luta contra a imoralidade sexual. Como Paulo nos ensina em Efésios 3:16, devemos ser fortalecidos no íntimo pelo Espírito de Deus. E é através da oração e da imersão na Palavra que encontramos força para resistir às tentações e vencer o pecado em nossas vidas.
Leia também
- Pregação sobre Barnabé: Aprendendo com sua Liderança
- Pregação sobre Negar a si Mesmo Lucas 9:23-24
- Pregação sobre Lídia: O Testemunho da Vendedora de Púrpura Atos 16:14-15
- Pregações Evangélicas: Esboços de Sermões Prontos e Edificantes
[Conclusão]
Que possamos, queridos irmãos, tomar a sério estas instruções da Palavra de Deus. Que possamos controlar nossos corpos em santidade e honra, glorificar a Deus em nosso corpo, apresentá-lo como sacrifício vivo, mortificar as obras pecaminosas do corpo pelo Espírito Santo e utilizar a oração e a Palavra de Deus como armas poderosas contra a imoralidade sexual. Que o Senhor nos fortaleça e nos capacite a viver vidas puras e santas, para Sua glória e para o bem de Seu Reino. Amém.