O Mau Exemplo do Cristão
Introdução
O mau exemplo do cristão. Como seguidores de Cristo, somos chamados a ser luz no mundo, refletindo o amor e a verdade do Evangelho em nossas vidas. No entanto, muitas vezes falhamos em cumprir esse chamado e acabamos sendo um tropeço para aqueles ao nosso redor. Hoje, examinaremos algumas maneiras pelas quais podemos nos tornar um mau exemplo de cristãos e como podemos buscar a transformação através do poder de Cristo em nós.
1. Ele não é uma luz para o mundo ao seu redor. (Mateus 5:16)
Jesus nos ensina que somos chamados a ser luz no mundo, para que as pessoas vejam as nossas boas obras e glorifiquem o nosso Pai celestial. No entanto, quando falhamos em viver de acordo com os princípios do Reino, perdemos a oportunidade de ser um testemunho eficaz para aqueles ao nosso redor.
2. Ele ofende a igreja de Deus com sua atitude e ações. (1 Coríntios 10:31)
Cada ação que tomamos deve ser feita para a glória de Deus. Quando vivemos de forma contrária aos princípios do Evangelho, estamos ofendendo a igreja de Deus e desonrando o nome do Senhor.
3. Ele se torna uma pedra de tropeço para os novos em Cristo. (Mateus 18:6)
Jesus adverte severamente aqueles que são uma causa de tropeço para os pequeninos na fé. Quando vivemos de maneira inconsistente com a nossa profissão de fé, corremos o risco de desencorajar e desviar os novos convertidos do caminho da verdade.
4. Ele nega a lealdade que confessou quando foi batizado. (Romanos 10:9)
Ao confessarmos a Jesus como Senhor e crermos em nosso coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, estamos assumindo um compromisso de lealdade com Cristo. No entanto, quando nossas ações não refletem essa confissão, estamos negando a nossa fé diante do mundo.
5. Ele não está colocando Cristo e o reino em primeiro lugar. (Lucas 9:23; Mateus 6:33)
Jesus nos chama a negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e segui-Lo. Isso significa colocar Cristo e o Seu reino em primeiro lugar em todas as áreas de nossas vidas. Quando permitimos que outras coisas ocupem o lugar de Jesus em nossos corações, estamos falhando em viver de acordo com o Seu chamado.
6. Ele perde a oportunidade de exortar seus irmãos. (Hebreus 3:13)
Como membros do corpo de Cristo, temos a responsabilidade de encorajar e exortar uns aos outros diariamente, para que nenhum de nós seja endurecido pelo engano do pecado. Quando falhamos em cumprir essa responsabilidade, perdemos uma oportunidade valiosa de edificar o corpo de Cristo.
7. Ele não está dando muitos frutos e não está pronto para toda boa obra. (João 15:8; Tito 3:1)
Jesus nos chama a dar frutos que permaneçam, mostrando assim que somos Seus discípulos. Além disso, somos chamados a estar prontos para toda boa obra, vivendo uma vida de santidade e serviço ao próximo. Quando não estamos dando frutos e não estamos prontos para servir, estamos desperdiçando o potencial que Deus colocou dentro de nós.
8. Ele sabe fazer o bem, mas não o faz. (Tiago 4:17)
Tiago nos lembra que aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Como cristãos, temos o conhecimento do que é certo e bom aos olhos de Deus, mas muitas vezes falhamos em agir de acordo com esse conhecimento.
9. Ele não está pronto, observando e esperando. (Mateus 24:42; 25:13)
Jesus nos exorta a estar prontos, observando e esperando a Sua volta. Quando vivemos descuidadamente e sem vigilância espiritual, corremos o risco de sermos pegos de surpresa pelo retorno do Senhor.
10. Ele está negligenciando a salvação da sua alma. (Hebreus 2:3)
Por último, mas não menos importante, quando vivemos uma vida de desobediência e pecado, estamos negligenciando a salvação da nossa alma. A salvação é o presente mais precioso que recebemos de Deus, e devemos valorizá-la e buscar viver em conformidade com ela todos os dias de nossas vidas.
Leia também
- Pregação sobre Salmo 121: O Socorro que vem do Senhor
- Pregação sobre Gideão Malhando Trigo no Lagar: O Chamado Juízes 6:11–12
- Pregação sobre Enoque: Intimidade com Deus Gênesis 5:24
Conclusão
Amados irmãos e irmãs, que possamos examinar sinceramente nossas vidas à luz da Palavra de Deus e reconhecer qualquer área em que estejamos sendo um mau exemplo do cristão. Que possamos nos arrepender de nossos pecados e buscar a transformação através do poder de Cristo em nós. Que possamos viver vidas que honram o nome do Senhor em tudo o que fazemos, para que o mundo veja a nossa luz e glorifique o nosso Pai celestial.